TIPOS DE OTIMIZAÇÃO
Deixe seu site mais rápido
Imagem
É o elemento que mais pesa em um site e deixa o carregamento lento.
- Imagens otimizadas (WebP)
- Dimensionamento correto
- Layout consistente
Atualização
É essencial atualizar o site para garantir desempenho e segurança.
- Correção de bugs
- Novos recursos
- Mais segurança
Texto
É a base do site, onde os códigos são escritos em HTML e CSS.
- Redução de código
- Otimização de código
- Velocidade de carregamento
LiteSpeed
O LiteSpeed Cache é um dos plugins mais poderosos e completos para otimização de sites em WordPress. Ele é projetado para funcionar em conjunto com servidores que utilizam o LiteSpeed Web Server, que é capaz de suportar grandes volumes de hospedagem, pois integra soluções de cache
Abaixo estão os principais recursos desse plugin:
- Usa cache dinâmico (CDNs)
- Minifica arquivos HTML, CSS e JavaScript
- Comprimi imagens sem perder a qualidade
- Limpa e otimiza o Banco de Dados
- Atrasa o carregamento do JS
- Gera automaticamente o CSS crítico

NOSSAS MÉTRICAS
Como garantimos a otimização?
Para garantir que seu site esteja realmente otimizado, utilizamos o Google PageSpeed Insights. Ele é uma ferramenta fornecida pelo Google que mede a performance de um site em dispositivos móveis e desktops. Ao analisar uma URL, a ferramenta executa testes que simulam o comportamento de um visitante na página.
MÉTRICAS DO GOOGLE
O Google PageSpeed Insights gera métricas que são importantes de analisar.
Conheça cada uma delas e entenda melhor o impacto da otimização em um site.

First Contentful Paint (FCP)
Mede o tempo desde o início do carregamento da página até que o primeiro elemento fique visível (como texto, imagem ou outro conteúdo).
No exemplo, a FCP acontece no segundo frame, porque é quando os primeiros elementos de texto e imagem são renderizados na tela. O resto do conteúdo renderizado é calculado pela LCP.

Largest Contentful Paint (LCP)
Mede o tempo até que o maior elemento visível na página seja totalmente carregado. Isso geralmente inclui imagens, banners ou blocos de texto grandes que são aplicados na parte superior da página.
No exemplo o elemento de maior tamanho (imagem) só fica visível no fim. Dependendo do tamanho da imagem, isso poderá afetar no tempo de carregamento da página.

Total Blocking Time (TBT)
Mede o tempo total em que a página está bloqueada e o usuário não pode interagir com ela devido à execução de scripts ou outros processos. Um TBT baixo garante que seu site seja acessível a todos os usuários, incluindo aqueles com conexões lentas ou dispositivos móveis.
O Google considera essa métrica um dos principais fatores críticos para o ranqueamento nas páginas de resultados de pesquisa. Um TBT otimizado melhora a posição do seu site nos resultados de busca, aumentando o tráfego orgânico e, consequentemente, a receita.
Cumulative Layout Shift (CLS)
Mede a estabilidade visual da página, ou seja, quanto os elementos da página “pulam” ou mudam de posição durante o carregamento. Um alto CLS prejudica a experiência do usuário, especialmente em dispositivos móveis, onde mudanças de layout podem causar cliques acidentais.
O exemplo mostra como ter bons resultados com CLS, onde a página carrega já com o espaço onde a imagem irá aparecer, sem quebra de layouts.

Speed Index (SI)
Mede a rapidez com que o conteúdo visível é carregado. Ele calcula o tempo médio em que os elementos visíveis se tornam completamente carregados.
Para saber mais sobre como melhorar a velocidade de carregamento da página, você pode ler a Documentação do Google.
DICAS RÁPIDAS
Como otimizar seu site?
- Toque e veja
CSS não crítico: São os estilos que podem ser carregados posteriormente.